Limpeza e harmonização de espaços
- By Cristina Belém
- 18 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
Os espaços em que estamos ou circulamos podem ter energias diversas. Por vezes sentimos harmonia e noutras alturas sentimo-nos incomodados. A sensibilidade de cada pessoa aos ambientes é variável.
Sempre que estejamos num espaço de trabalho, meditação, oração ou terapia, é aconselhável fazer a respetiva limpeza energética. Há diversas formas de o fazermos recorrendo a várias estratégias ou materiais. Mas acima de tudo, há algo que conta mais do que qualquer técnica: a nossa intenção. Esta dita a orientação da energia que utilizamos, que emanamos ou com a qual lidamos. Assim, o primeiro momento para a limpeza energética de um espaço é a nossa concentração, presença e intenção para o fazer. Seguem-se algumas (e apenas algumas) das práticas a que podemos recorrer para a limpeza energética.
Oração
O Gassho e Reiji-ho permitem a concentração na ação que se está a fazer e a colocação da intenção, quer seja para um tratamento de Reiki, para a limpeza de um espaço ou para qualquer outro trabalho.
Fogo
O recurso a velas ajuda a aportar um ambiente tranquilo e apaziguador. A vela pode simbolizar a ligação do mundo físico, emocional, mental e espiritual. Em algumas tradições utilizam-se velas de cores específicas consoante a finalidade pretendida. Ao acender a vela é importante que se coloque a intenção. Ex.: “para limpeza e harmonização deste espaço”.
Terra
Para ajudar a harmonizar e limpar os ambientes o recurso a plantas pode ser útil. As plantas reciclam através da fotossíntese e da transformação dos componentes gasosos. O recurso a cristais também pode ser benéfico. No caso de se recorrer a cristais, estes devem ser periodicamente limpos (ex.: com água corrente e, depois, colocados ao sol). O incenso também pode ser um bom auxiliar na limpeza de espaços (defumação), combinando os elementos Terra, Fogo e Ar. No caso de se recorrer a estes, é igualmente importante a colocação da intenção quando se acendem.
Ar
Um bom arejamento do local é fundamental para reciclar as energias que aí estiveram, estão ou estarão. Arejar a(s) sala(s) antes e depois de qualquer prática ou terapia é fundamental. Também pode ser eficaz a utilização de Som para limpeza, como por exemplo, carrilhões de vento, sinos tibetanos, taças, etc.
Água
Além da lavagem periódica e/ou intencional do espaço onde se vai trabalhar, o recurso a uma taça com água à qual se pode acrescentar umas pedrinhas de sal (de preferência sal marinho), pode ajudar na limpeza e, em particular, no escoamento de energias a reciclar. Após o trabalho que se executou, deve-se deitar fora a água e limpar a taça.
Visualização
A limpeza energética também pode recorrer à visualização/imaginação. Caso se tenha dificuldade em ver/imaginar, coloca-se a correspondente intenção neste processo:
- visualizar/imaginar uma coluna de luz lilás que percorre toda a sala ou espaço, queimando qualquer energia que deva ser limpa ou purificada
- de seguida fazer o mesmo processo imaginando/visualizando uma coluna de luz branca que passa por todo o espaço a limpar
- finalmente terminar com uma coluna de luz dourada que passa por toda a sala e depois a preenche, nutrindo e iluminando todo o ambiente.
Símbolos
Em algumas práticas, como é o caso do Reiki, pode-se recorrer também à utilização de símbolos com a intenção de limpar, proteger e harmoizar do espaço, e consoante a situação (ex.: Sei-he-ki e Cho-ku-rei).
Comments