top of page

Reiki e Neurociências

No passado mês de outubro a Associação Portuguesa de Reiki promoveu o VII Congresso Nacional de Reiki. Juntou muitos interessados em todos os temas relacionados com a prática do Reiki. Acima de tudo, foram partilhadas informações sobre o que se tem descoberto nesta área, quer em formato de investigação científica quer empiricamente.

Uma das convidadas foi Anabela Ventura, Pós-Graduada em Psicologia da Consciência e Doutoranda em Neurociências. Já com trabalhos anteriores, a sua mais recente investigação, ainda em curso, procura evidencias sobre a possível sincronização do funcionamento entre cérebros com uma mesma intenção mas sem proximidade física.

Será que mesmo com distância entre pessoas que nem se conhecem, os seus cérebros se podem interligar?

Se a investigação de Anabela Ventura trouxer evidências que assim é, quão desafiante será colocarmos em causa alguns dos nossos atuais conhecimentos sobre comunicação, telepatia ou outras formas de ligação consciente e não-consciente

Segundo o National Center of Complementary and Alternative Medicine, Meryland, USA, (Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa), a energia Reiki pode ser entendida como um campo de vida (biofield), uma terapia que trabalha e interage com as manifestações de vida (biofield therapy). E nesta abordagem terapêutica um dos focos centrais é a intenção que lhe preside. Uma intenção que é um pensamento que inclui sentimento e vontade.

Esta perspetiva levou Anabela Ventura a recorrer a terapeutas e recetores de Reiki. Nos estudos já desenvolvidos no Canadá verificou existir, durante a sessão, sincronização das áreas cerebrais ativadas entre o terapeuta e a pessoa que recebia a energia, assim como coerência de ondas theta (atividade cerebral medida em megahertz). Na investigação que está em curso e que decorre em Portugal, Anabela Ventura quer verificar se existe comunicação ou sincronização de atividade entre cérebros mesmo que os intervenientes se encontrem distantes e sem se conhecerem.

Esperemos as conclusões desta nova investigação para tentarmos saber um pouco mais sobre o funcionamento humano, sobre as capacidades neuronais, e para ir mais longe, quem sabe, ousando redimensionar as fronteiras da Ciência.


Outros estudos de interesse:

http://www.kurzweilai.net/unexplained-communication-between-brain-hemispheres-without-corpus-callosum

https://scienceofsingularity.com/2014/09/06/direct-brain-to-brain-communication-demonstrated-in-human-subjects/

http://visualmeditation.co/communication-possible-between-minds-separated-by-distance/

Em destaque
Posts recentes
Arquivo
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
bottom of page