Crise de Cura - Koten Hanno
- Cristina Belém
- 24 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Que presente maravilhoso da vida é este de podermos percorrer os trilhos do nosso dia-a-dia com o nosso corpo. Que extraordinárias vivências ele nos permite, este corpo que habitamos, onde se manifestam as nossas emoções e que permite a concretização de tantos dos nossos pensamentos.
Aprender e praticar Reiki inclui, também, irmos apercebendo melhor os sinais e necessidades do nosso corpo.

Nesta senda da aprendizagem e prática do Reiki algumas pessoas sentem sensações diferentes do habitual no seu quotidiano, uns dias antes ou depois de um tratamento ou do encontro de iniciação/sintonização. Trata-se de crises de cura, também por vezes mencionadas em abordagens de medicina natural: são períodos de limpeza e desbloqueio a que o organismo recorre para o seu equilíbrio. Nos sistema de Reiki Tradicional, Usui Reiki Ryoho, a crise de cura pode aparecer mencionada com a sua terminologia em japonês: koten hanno.
Estes sinais podem manifestar-se como fadiga, labilidade emocional, alguma indisposição ou até um temporário desarranjo intestinal. São reações do corpo a cuidar de si mesmo, a procurar os seu reequilíbrio, a desbloquear algo, a reencontrar a sua homeostasia. E se estas manifestações acontecem, escutar os sinais que o corpo nos dá e corresponder ao que nos pede pode ser um ato de carinho e respeito para consigo mesmo: um descanso adicional, parar ou abrandar o ritmo, beber mais água ou chá, permitir ao corpo o tempo de se reajustar.
Embora estas sensações ou ocorrências possam trazer algum desconforto, este é momentâneo. Como tudo na vida, também na prática do Reiki há que lidar com o inesperado e com o transitório e impermanente. Respeitar os ritmos do organismo com tolerância ajuda a observar e lidar com estas fases do processo como naturais e, por vezes, transformadoras.
Algumas sugestões quando se experienciam crises de cura:
respeitar os momentos de descanso
abrandar o ritmo
beber água e/ou chá
caminhar, de preferência num local aprazível
cuidar carinhosa e tolerantemente do corpo caso ocorram algumas manifestações como vómitos ou alterações no trato gastrointestinal
respirar lenta e profundamente, deixando que os ritmos biológicos abrandem e se tranquilizem
continuar a prática de auto-tratamento
Como dizia o Mestre Mikao Usui, "Tudo no Universo tem Reiki sem exceção alguma"
Comments