top of page

Gassho, a Saudação


Quando nos preparamos para iniciar uma qualquer prática de Reiki, seja um autotratamento, uma sessão terapêutica a outrem, ou qualquer outro trabalho, iniciamos com um momento de silenciamento, concentração, meditação, aquietamento e agradecimento, colocando as mãos em posição Gassho.

Gassho significa “duas mãos que se unem” ou “mãos unidas”. Esta postura é geralmente feia junto ao coração, tocando com os dedos polegares na região do chacra cardíaco e com os restantes dedos a apontar para cima. É um gesto de paz e de união e respeito com todos os seres. Também se utiliza noutras posturas, como por exemplo junto ao sexto chacra para ligação com a intuição e com o Mestre, ou acima do chacra coronário para conectar com o Eu Superior /Espírito.

O recurso a este gesto encontra-se em diversas abordagens e práticas, no Oriente e no Ocidente e associa-se a respeito, veneração, agradecimento e oração.

Na Religião Cristã é utilizado em momentos de oração e devoção. Na dança indiana é feito no início e no final como saudação. No Yoga este Mudra (posição/gesto das mãos), é denominado como Anjali Mudra. Visa promover o respeito por si mesmo e pelos outros, e a conexão com a espiritualidade. O ligeiro espaço entre as palmas das mãos simboliza a intenção de abrir o coração a uma compreensão mais profunda.

No Reiki é o primeiro momento de intenção, concentração, e de ligação consciente à Energia Universal. Antecede qualquer trabalho que se vai realizar e promove a facilidade de se centrar, silenciando os pensamento e ancorando na intenção da prática que se vai iniciar, permitindo um momento de meditação. Também no final é feito como saudação, agradecimento e entrega à Energia de Vida.


Em destaque
Posts recentes
Arquivo
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
bottom of page