top of page

2016 - ano do Reiki como filosofia de vida

Todos os anos a Associação Portuguesa de Reiki (APR), escolhe um tema para servir de orientação às suas iniciativas. É como um lema que serve de foco, de luz orientadora durante esse ano. O novo tema é “2016 – Ano da filosofia de vida no Reiki”.

Sem dúvida a prática de Reiki traz benefícios enquanto terapia. Através dela recebemos resultados maravilhosos. Várias investigações académicas e estudos de caso procuram medir os resultados do Reiki na sua vertente terapêutica.

Mas quanto mais vou caminhando nesta senda e nesta prática, mais sinto e acredito que o Reiki é, acima de tudo, um trilho voluntário e consciente, uma vivência, um pôr em prática os seus cinco princípios, uma filosofia de vida. E um consequente treino diário de atenção em que o falhar ou fraquejar possibilita retomar a intenção e a prática. Mesmo quando sentimos que o nosso caminhar não é como gostaríamos, há sempre alguma surpresa valiosa escondida nos aparentes percalços da caminhada. Os sábios cinco princípios conduzem-nos a voltar ao trilho flexível e ainda assim harmonioso.

Em tempos idos ouvi numa palestra uma tradução curiosa que fazia equivaler a “perdão” o possível significado de "pé torto" ou "pé defeituoso". Correta ou não, certo é que esta tradução me fez pensar devido à sua sensatez. A necessidade de perdão não seria pela culpabilidade assumida ou não, mas pela carência de validação e pela necessidade de descobrir ou desenvolver perícias e competências intencionais que possibilitassem um novo caminhar, em maior profundidade e completude.

Assim vejo, sinto e vivo os cinco princípios do Reiki, como semáforos coloridos e sábios sinalizando o trilho do viver destes ensinamentos, como um alerta doce e bondoso que me redireciona, me perdoa e me faz sentir a brisa alegre de retomar voluntariamente a senda escolhida em cada passo. Uma filosofia de vida.


Nota: imagens retirada de http://www.bomdiahoje.com.br/page/29/

Em destaque
Posts recentes
Arquivo
Pesquise por Tags
Nenhum tag.
bottom of page