Hoje... sou calmo
- By Cristina Belém
- 28 de abr. de 2015
- 1 min de leitura
O Mestre Mikao Usui aconselhava os seus discípulos a meditar diariamente sobre os Gokai, os cinco princípios, colocando-se em postura Gassho e recitando-os de manhã e à noite.
"Hoje, sou calmo"
Este princípio é desafiante!
É provavelmente posto à prova com frequência no nosso dia-a-dia. São inúmeras as situações que nos surpreendem, testando a nossa tranquilidade e até a nossa sensação de segurança.

Nota: imagem retirada de http://www.theoslotimes.com/a-peaceful-mind-and-soul/
Comportamento gera comportamento, e uma ação tem, geralmente, como resposta uma reação.
Reagir é espontâneo e natural. Faz fervilhar em nós as emoções. Agir é geralmente um ato consciente e voluntário.
As emoções são mecanismos adaptativos e de sobrevivência. Elas cumprem a sua função e por isso são úteis. No entanto, algumas são sentidas como desagradáveis ou negativas.
Aprender com elas pode ser um desafio: aprender não a ocultá-las ou reprimi-las, mas sim a conhecê-las, a perceber os seus sinais antecipatórios, a respeitá-las e a conseguir geri-las de forma salutar para nós e para os outros, providenciando-nos momentos de aprendizagem e crescimento interior.
A tranquilidade, a calma, o apaziguamento, o sossego interior, podem ser aprendidos numa intencionalidade e atenção diárias, voltando a escorregar, e voltando a lembrar e respirar, e voltando a recomeçar: só por hoje sou calmo.
Comments